IDENTIDADE VISUAL

Criação de identidade visual: Skadi Studio

icon Tiago

Você já deve ter lido ou ouvido sobre a importância da identidade visual, não é à toa, como uma pessoa vai lembrar do que você vende na hora que precisa se a sua empresa não tem rosto, nem voz e nem personalidade? Não é só pagar uma gráfica do seu bairro para fazer uma logo no Canva pronto e acabou… aliás se você pensa em fazer isso é bem provável que o gasto nisso seja em vão.

A identidade de uma empresa é um produto composto por várias coisas, sim um produto, e a parte visual é só mais peça nesse conjunto.

Nesse post do nosso blog eu vou mostrar para você um pouco de como foi a lógica de criação da identidade visual de um de nossos clientes.

Uma deusa viking dentro de uma marca tupiniquim

Pode parecer estranho, mas criar uma marca tem dessas coisas mesmo! Você tem que pegar ideias, conceitos, símbolos e unir em uma coisa única.

Às vezes não é tão complicado, você só precisa reunir coisas que estão dentro de uma mesma cultura, de um mesmo assunto ou de um mesmo setor, mas e quando você tem que misturar tecnologia com mitologia?

Esse é o caso da Skadi Studio! Veja um pouco de como foi a criação da identidade visual deles.

Como foi o desenvolvimento da identidade visual da Skadi

Antes de te mostrar como foi esse projeto, você conhece a Skadi Studio? A Skadi é um estúdio que trabalha com o desenvolvimento de jogos e soluções digitais, envolvendo também realidade virtual e o Metaverso!

Atualmente eles já possuem dois jogos em desenvolvimento, o Peculiar Paws para celular e o Red Rim, um jogo de ação com temática cyberpunk que ainda será lançado.

Acho que vale a pena fazer um post sobre eles quando lançarem, não? Afinal, eles fazem parte da nossa história também!

O conceito da marca

Skadi é o nome de uma deusa viking (sim do pessoal que veste couro sem tomar banho e que invade Paris), ela é associada ao inverno e à caça. Só com isso nós já temos bastante coisa para pensar em relação a marca (tirando a parte da piada é claro).

Talvez faça você pensar que é só colocar uns flocos de neve, flechas e um símbolo viking, pode até ser, mas o projeto foi um pouco além disso. Lembra que estamos falando de uma empresa de tecnologia?

Nós não podemos simplesmente ignorar, fazer isso pode descaracterizar totalmente a marca, no caso da Skadi fazer parecer a marca de um bar, adega, evento a fantasia, etc…

Como identidade não é só logo nós conseguimos fazer um jogo de elementos que comunicam a marca de forma completa, não só um aspecto dela.

Começando pelo o que compõe o logotipo...

Primeiro o símbolo, composto em três partes:

  • A deusa olhando para frente como elemento central;
  • Os knots viking como moldura;
  • A estrela do inverno como reforçador da ideia.

Lembra um pouco a logo do Starbucks não é mesmo? Mas em vez de estarmos fazendo referência aos prazeres de um bom cafézinho que veio de uma viagem longa de navio, aqui nós queremos mostrar o desejo de progredir num ambiente hostil, frio e brutal.

Trabalhar com tecnologia no Brasil não é brincadeira…

E por último, mas não menos importante, o texto.

Uma fonte forte, direta e limpa, é aqui onde nós damos sinais de que não se trata apenas de algo rústico ou tribal, dando pistas do aspecto moderno e tecnológico da marca.

As cores da marca

Ainda com a ideia de dar extensão ao símbolo sem perder o caráter moderno, a paleta foi baseada em cores frias, que transitam entre o vibrante e o sóbrio.

  • O ciano como cor principal, feita para estar em títulos, pontos de atenção e destaques;
  • 3 variações de cinza, uma delas mais azulada, para fontes e fundos
  • O branco como cor de apoio e fundo alternativo

A escolha dessas cores ajuda a manter uma sensação mais moderna e clean, em contraste com os outros elementos de marca que podem transmitir um ar tribal ou rústico, enquanto reforça a referência à deusa.

O ciano foi escolhido como principal para remeter o caráter tecnológico da Skadi.

A tipografia da marca

A tipografia de marca também foi pensada para fazer um contraponto em relação aos elementos mais tribais.

A fonte principal sendo a Unbounded, uma fonte que não possui o aspecto tecnológico somente na aparência mas também na própria história de criação.

A ideia de usar elementos modernos e minimalistas ancorados em um central mais voltado para o tech também é usada aqui.

Elementos visuais

E por fim a coleção de detalhes e símbolos.

Aqui é onde todo o lado tribal viking da marca se revela, esses elementos ajudam a enriquecer visualmente qualquer peça que for produzida, dando contraste a parte tecnológica e moderna da marca.

Conclusão

E essa é só uma parte da identidade visual da Skadi Studio, conceitos e ideias que são distantes que mesmo assim quando combinadas se transformam em algo único. A pergunta que você deve se fazer na hora de pensar na sua marca é quais são as ideias, símbolos, gostos que você possui que podem ser unidas e como você faria isso.

Só de pensar nisso já tem meio caminho andado!

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