Guilherme
Você já deve ter lido ou ouvido sobre a importância da identidade visual, não é à toa, como uma pessoa vai lembrar do que você vende na hora que precisa se a sua empresa não tem rosto, nem voz e nem personalidade? Não é só pagar uma gráfica do seu bairro para fazer uma logo no Canva pronto e acabou… aliás se você pensa em fazer isso é bem provável que o gasto nisso seja em vão.
A identidade de uma empresa é um produto composto por várias coisas, sim um produto, e a parte visual é só mais peça nesse conjunto.
Nesse post do nosso blog eu vou mostrar para você um pouco de como foi a lógica de criação da identidade visual de um de nossos clientes.
Pode parecer estranho, mas criar uma marca tem dessas coisas mesmo! Você tem que pegar ideias, conceitos, símbolos e unir em uma coisa única.
Às vezes não é tão complicado, você só precisa reunir coisas que estão dentro de uma mesma cultura, de um mesmo assunto ou de um mesmo setor, mas e quando você tem que misturar tecnologia com mitologia?
Esse é o caso da Skadi Studio! Veja um pouco de como foi a criação da identidade visual deles.
Antes de te mostrar como foi esse projeto, você conhece a Skadi Studio? A Skadi é um estúdio que trabalha com o desenvolvimento de jogos e soluções digitais, envolvendo também realidade virtual e o Metaverso!
Atualmente eles já possuem dois jogos em desenvolvimento, o Peculiar Paws para celular e o Red Rim, um jogo de ação com temática cyberpunk que ainda será lançado.
Acho que vale a pena fazer um post sobre eles quando lançarem, não? Afinal, eles fazem parte da nossa história também!
Skadi é o nome de uma deusa viking (sim do pessoal que veste couro sem tomar banho e que invade Paris), ela é associada ao inverno e à caça. Só com isso nós já temos bastante coisa para pensar em relação a marca (tirando a parte da piada é claro).
Talvez faça você pensar que é só colocar uns flocos de neve, flechas e um símbolo viking, pode até ser, mas o projeto foi um pouco além disso. Lembra que estamos falando de uma empresa de tecnologia?
Nós não podemos simplesmente ignorar, fazer isso pode descaracterizar totalmente a marca, no caso da Skadi fazer parecer a marca de um bar, adega, evento a fantasia, etc…
Como identidade não é só logo nós conseguimos fazer um jogo de elementos que comunicam a marca de forma completa, não só um aspecto dela.
Primeiro o símbolo, composto em três partes:
Lembra um pouco a logo do Starbucks não é mesmo? Mas em vez de estarmos fazendo referência aos prazeres de um bom cafézinho que veio de uma viagem longa de navio, aqui nós queremos mostrar o desejo de progredir num ambiente hostil, frio e brutal.
Trabalhar com tecnologia no Brasil não é brincadeira…
E por último, mas não menos importante, o texto.
Uma fonte forte, direta e limpa, é aqui onde nós damos sinais de que não se trata apenas de algo rústico ou tribal, dando pistas do aspecto moderno e tecnológico da marca.
Ainda com a ideia de dar extensão ao símbolo sem perder o caráter moderno, a paleta foi baseada em cores frias, que transitam entre o vibrante e o sóbrio.
A escolha dessas cores ajuda a manter uma sensação mais moderna e clean, em contraste com os outros elementos de marca que podem transmitir um ar tribal ou rústico, enquanto reforça a referência à deusa.
O ciano foi escolhido como principal para remeter o caráter tecnológico da Skadi.
A tipografia de marca também foi pensada para fazer um contraponto em relação aos elementos mais tribais.
A fonte principal sendo a Unbounded, uma fonte que não possui o aspecto tecnológico somente na aparência mas também na própria história de criação.
A ideia de usar elementos modernos e minimalistas ancorados em um central mais voltado para o tech também é usada aqui.
E por fim a coleção de detalhes e símbolos.
Aqui é onde todo o lado tribal viking da marca se revela, esses elementos ajudam a enriquecer visualmente qualquer peça que for produzida, dando contraste a parte tecnológica e moderna da marca.
E essa é só uma parte da identidade visual da Skadi Studio, conceitos e ideias que são distantes que mesmo assim quando combinadas se transformam em algo único. A pergunta que você deve se fazer na hora de pensar na sua marca é quais são as ideias, símbolos, gostos que você possui que podem ser unidas e como você faria isso.
Só de pensar nisso já tem meio caminho andado!