CRIAÇÃO DE SITE,SEO

Criação de site e SEO: Art Print

icon Tiago

Aparecer na internet é fácil, é só criar um site, um perfil no Instagram, um canal no Youtube… produzir o seu conteúdo e pronto! Na teoria é fácil sim, na prática a história é outra.

Hoje em dia a internet é um verdadeiro mar de conteúdo, influenciadores, marcas, empresas, imagina só se todo mundo tivesse destaque na internet? O digital é um lugar de oportunidades, mas também tem suas regras.

A presença digital tem que ser construída, você tem que aparecer bem, se comunicar direito e além disso ser relevante.

Se você não leva os dois primeiros tão a sério ainda é capaz que tenha notoriedade na internet, mas quando não se tem relevância qualquer coisa que for criada para você ou para sua empresa provavelmente nunca será vista.

Esse era o caso da Art print que durante oito anos, mesmo acompanhada por uma agência de marketing, tinha uma visibilidade muito pequena na internet.

Após criarem um site novo com a gente tiveram uma virada de chave interessante, veja um pouco de como foi esse caso!

Serviço de excelência + marketing sem propósito = dependência comercial

Só de ouvir “agência de marketing” muitos donos de empresa já viram o olho, não é à toa muitos se frustram ao contratar uma agência. Imagina contratar uma agência por oito anos e não conseguir quase nada de resultados positivos com o seu site?

A Art Print é uma gráfica da cidade de Guarulhos, em São Paulo, com mais de 18 anos de mercado e um catálogo com mais 63 produtos personalizáveis. E mesmo com toda essa autoridade nessa área eles não conseguiam ter o posicionamento que mereciam.

Isso gera o caso clássico de dependência comercial, onde a empresa sobrevive de indicações e clientes antigos.

E às vezes por mais que você, ou a agência que você contrata, faça conteúdos para rede social com um criativo bacana, vídeos no formato que viralizou ou deixa o seu site lindo, parece que nada adianta, a sua empresa não é vista o suficiente.

Sabia que você talvez acerta no difícil enquanto erra no básico? Não é uma questão apenas de ser bom, mas falar que você oferece aquilo que estão buscando.

SEO: Mostrar o óbvio no lugar certo vende

Você colocou uma casa para vender e sua estratégia é simples, você vai:

  • Mandar fazer uma placa que fala o máximo sobre a casa, menos de que ela está a venda;
  • Vai colocar ela em uma zona movimentada a sete quilômetros da casa;
  • Não vai colocar nem o seu contato nela.

Quem de fato estiver procurando uma casa vai pensar o que quando ver a placa? Acho que nesse caso, mesmo a pessoa tendo essa necessidade, não vai pensar em nada.

Bom, quando o assunto é internet é mais ou menos isso que boa parte das empresas fazem, tentam florear demais o que elas oferecem… e às vezes nos lugares errados. O óbvio vende mais do que você pensa, no caso da casa você poderia economizar mais na arte e escrever um grande “casa a venda” e colocar a placa bem na frente da casa.

No caso da sua empresa é colocar exatamente o que você oferece, de forma clara e objetiva, várias vezes no site ou nas redes sociais. Isso é só uma das coisas que envolvem a otimização para motores de busca, você pode saber mais sobre na nossa página sobre SEO.

O básico bem feito

Em oito anos não conseguiram resolver o problema de posicionamento da Art Print, até que eles vieram falar com a nossa equipe. O problema era simples e muito comum, o site mal aparecia nas buscas do Google.

Isso acontece porque o site não fala para o próprio Google sobre o que ele se trata, de forma visual e no conteúdo.

Foi a partir disso que nós começamos as mudanças, duas mudanças simples que colocaram a Art Print na primeira página de busca do Google.

Mudança de aparência

Começamos com a primeira coisa que uma pessoa percebe, a aparência.

Uma repaginada na logo, antes parecia algo mais antigo com elementos muito usados em logotipos dos anos 80 e 90. Agora uma logo simples porém efetiva, com fontes modernas e o ícone do CMYK, elemento muito presente no nicho de gráficas.

Mudança de estrutura

O site antigo era inadequado para as regras de SEO, mesmo problema da logo mas esse afetava não só a o que as pessoas achavam, mas agora também o que os robôs achavam.

Sim, “robôs”!

O Google usa mecanismos para avaliar se um site é relevante o suficiente para ranquear nas páginas de busca. Nesses casos de site datado, antigo, desatualizado quase sempre ranqueiam muito mal nas buscas.

Outro detalhe é a identificação mal colocada, o termo principal “Gráfica em Guarulhos” está pequeno, escondido e quase inelegível.

O novo site acompanha o novo logo e vem com melhorias visuais e estruturais. Termos de pesquisa variados espalhados pelo site, as famosas “palavras-chave” colocadas estrategicamente em lugares de interesse.

Isso não só agrada o público como também os motores de busca.

Resultado? Primeiro lugar na primeira página de busca do Google nos termos que envolvem “Gráfica” e “Guarulhos”.

Conclusão

E é com mudanças simples mas com propósito que você consegue os resultados esperados. A Art Print agora tem relevância e notoriedade no meio de atuação quando o assunto é busca orgânica. 

Claro, melhorar e otimizar um site para buscas não se resume a só essas coisas, mas se você olhar com mais atenção para já vai saber pelo menos por onde começar.

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